quinta-feira, 28 de maio de 2009

Via Láctea


O Céu como um todo, é muito bonito de se ver.
A sensação que temos vendo a abóbada celeste estrelada nos envolvendo é tão forte que deixamos para os poetas a sua explicação.
Na nossa civilização, o nome Via Láctea vem dos gregos antigos, que a viam como um "caminho de leite" no céu. É encontrada nas mais diversas culturas com os mais diversos nomes. Os índios Tembé (sul do Pará) a chamam de "Caminho da Anta"; por exemplo.
No início do século XVII, com a invenção do telescópio, vimos que a luz da Via Láctea consiste da luz "misturada" emitida por um número muito grande de estrelas. Quanto maior o telescópio utilizado, mais estrelas são vistas (individualizadas) nessa faixa do céu.
Adotamos o nome Via Láctea para a nossa galáxia. Ela é do tipo espiral. Sua forma é denunciada pelo grande acúmulo de estrelas em um plano (o plano da faixa luminosa que vemos no céu). Não podemos ver distante ao longo do plano da Via Láctea, devido à grande quantidade de poeira aí existente.O tamanho de nossa galáxia e a localização do Sol, entretanto, são conhecidos há quase 80 anos. Isso foi possível observando aglomerados estelares (globulares) que se distribuem fora do plano da galáxia. Estimamos que a Via Láctea possui entre 200 e 250 bilhões de estrelas. A nossa galáxia é Fantastica.
BY:MARIANA

MERCÚRIO


Mercúrio É o planeta mais próximo do Sol.
Durante o dia é muito, muito quente com temperaturas quatro ou cinco vezes superiores aos lugares mais quentes da Terra.Mas a sua fina atmosfera não consegue reter qualquer calor do Sol.
- por isso, à noite, a temperatura em Mercúrio desce dramaticamente!
O Mercúrio leva apenas 88 dias terrestres para completar uma orbita do Sol.Se as pessoas fossem viver para Mercúrio teriam o quádruplo da sua idade. Mas não é possível viver nesse planeta.
VALEU GENTE ^^;
BY: JULIA

terça-feira, 26 de maio de 2009

VOCÊ SABIA?


A astronomia é uma das ciências mais antigas e fascinantes. Observar o céu é uma atividade relaxante e ao mesmo tempo intrigante, pois estamos olhando para o infinito. Quando olhamos para o céu, observamos a história contada através de muitas gerações. A posição das estrelas forma as constelações, onde cada uma tem uma história e um mito. Conhecer essa mitologia é entender melhor a cultura de milhares de anos de povos como antigo Egito, Grécia, China, etc.
Então para matar um pouco essas curiosidades aqui estão algumas delas:
*A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente 5 são visíveis a olho nu
* Se o Sol morresse de morte súbita, nós só saberíamos que ele apagou 8 minutos e 15 segundos depois. Isso porque a luz leva esse tempo para chegar até nós.
*O Corpo Celeste mais distante visível a olho nu é a Grande Galáxia, em Andrômeda, conhecida como Messier 31.
* Estima-se que a nossa galáxia, a Via - Láctea, é composta por aproximadamente 200 bilhões de estrelas.
* Uma estrela anã é tão densa que ali um objeto do tamanho de um dado pesaria como um carro
* As estrelas não piscam. Nós vemos as estrelas piscando por causa da turbulência da atmosfera terrestre, que interfere na luz emitida por elas.
* Se o Sol fosse comparado a uma bola de basquete, Júpiter seria uma bola de golfe; Saturno, uma bolinha de ping-pong; Urano e Netuno, bolinhas de gude; e Plutão, menor que a metade da cabeça de um alfinete. Júpiter tem 318 vezes a massa da Terra e Plutão apenas dois milésimos.
* Se morássemos em Netuno, nunca faríamos aniversário, pois um ano é o tempo que o um planeta leva para dar a volta ao Sol, e Netuno leva 165 anos terrestres para fazer essa trajetória
se vcs quiserem saber mais curiosiades entrem nesse site :http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=30735.0;wap2
Valeu gente!!
BY: JULIA

sábado, 23 de maio de 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

OBFOG

10,9,8,7,6,5,4,3,2,1,00000000 É isso ai a largada já foi dada só falta você participar OBFOG é a Olimpíada Brasileira de Foguetes que esta na sua terceira edição ,que da a oportunidade para alunos e professores participarem construindo os seus próprios foguetes mais atenção é proibido:
-produtos inflamáveis
-ar comprimido
-lançar o foguete contra pessoas e animais
-seguir métodos de construção proposta que está no final da postagem
È permitido utilizar:
-imaginação
-materiais recicláveis
-substancias químicas
-etc....
O evento avaliará o Relatório do Projeto e maior alcance (em metros) que o foguete atingiu.
peça para sua escola se inscrever, as inscrições desse ano já se acabaram mas quem sabe ano que vem?
Bom deixo aqui a dica de alguns site:

*http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&pag=conteudo&idconteudo=37&idcat=11&subcat=
*www.oba.org.br

VLW GENTE
by: JULIA

quarta-feira, 6 de maio de 2009

OBA!!!!


OBA ( Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Astronáutica)
Tem como principais objetivos a popularização da Astronomia e Ciências
Aeroespaciais entre alunos e professores em todos os Estados Brasileiros.

É realizada numa única etapa, toda ela no âmbito da própria escola do
aluno. A todos participantes são distribuídos certificados e com base nas notas desta única
etapa são distribuídas as medalhas.Pretendem envolver o maior número de alunos, e não fazer com que se sintam excluídos ou ignorantes,as provas são elaboradas de modo a minimizar as notas baixas, por isso mesmo, os enunciados são bastante informativos e frequentemente possuem quase todos os elementos necessários às respostas das questões, sendo, portanto, mais um estudo dirigido do que uma simples avaliação. Também é aproveitado as provas para apresentar aos alunos, e indiretamente aos professores, os tópicos mais recentes das pesquisas astronômicas ou avanços tecnológicos da Astronáutica, tais como, os problemas da matéria escura, energia escura, novos planetas, planetas anões e as atividades espaciais no Brasil e no Mundo.

A Olimpíada acontece todo ano dando a oportunidade de todos participarem dessa maratona de conhecimento.

No próximo Post iremos falar sobre OBFOG (Olimpíada de Foguetes).

Mais informações no site oficial do OBA: www.oba.org.br

valeu até a próxima.... =D
by:JULIA

terça-feira, 5 de maio de 2009

O homen pisou mesmo na Lua?




1°--Segundo a NASA, as câmeras utilizadas para tirar as fotografias foram de modelo HASSELBLAD 500EL munidas de filme Kodak especial e de um revestimento de prata que foi colocado nas câmeras para deixá-las mais resistentes às variações térmicas, mas creio eu que não o suficiente para suportar as extremas variações de temperatura da Lua. A temperatura na Lua varia tanto, que seria impossível trazer de lá uma única fotografia para ser exibida na Terra. Só para se ter idéia, a temperatura na Lua varia de -153ºC à noite a +107ºC durante o dia, conforme dados obtidos na NASA.


2°-- Outro fato contestado por inúmeros pesquisadores é a falta de estrelas no fundo das fotografias. Já que não há atmosfera na Lua e a atmosfera atrapalha, de certa forma, a nossa visão, o brilho das estrelas deveria ficar bem mais reluzente visto da Lua, devendo ser muito nítido nas fotografias. A desculpa que a NASA dá para este fato é que, na Lua, a luz do Sol é tão intensa que ofusca o brilho das estrelas. Acredite, Se Quiser!


3°-- Porque depois dessa missão, não há outras, com fotos e filmes novos e atuais?- Que roupas eram aquelas utilizadas pelos astronautas que resistiam a uma radiação solar tão absurda? Resistia também a altíssimas e baixíssimas temperaturas? E ainda suportavam a extrema falta da pressão atmosférica?


4°-- Após as fotos e filmagens realizadas que mostravam a bandeira dos Estados Unidos tremulando na Lua, a NASA justificou que aquilo poderia ter ocorrido devido ao Vento Solar. Só poderia mesmo. Porque Vento Lunar não existe, simplesmente porque não há atmosfera na Lua......e inúmeras outras evidências de que o homem não pisou na Lua

É Dificil acreditar!!!
E vc? no que acredita e por quê?


Comente e deixe a sua opinião xD

BY: JULIA

domingo, 3 de maio de 2009

Cosmos 29 anos


Cosmos – 29 anos
Sem dúvida alguma, um dos maiores nomes da ciência é Carl Sagan. Quem com um pouco mais de 30 anos não se lembra da famosa minissérie na década de 80, onde um homem ousou mostrar que Ciência pode se aprender de uma maneira fácil e pela TV? Hoje, isto até parece coisa boba, já que temos tantos programas, documentários e até emissoras com o mesmo tema. Mas devemos lembrar que, mais exatamente, na década de 80, a realidade era outra. Cosmos passou no Brasil em meados de 1982, na Rede Globo, e atraiu milhares de crianças e adultos, que hoje se transformaram no futuro da nação. E preparando para os 30 anos do lançamento de Cosmos, será realizado um pré-evento no auditório da Estação Ciência, para relembrar um pouco mais da história da ciência. O grande desfecho das comemorações será em 2010, na própria Estação Ciência.

Cosmos – 29 anos Dia: 17 de maio, domingo
Local: auditório “Ernst W. Hamburger”Informações: http://cl.mpost.com.br/bin/robo/redir.php?url=1d6094ed,202,1cc14be3,58025,236df44e,2331,5dda3b74,eciencia,0.html ou (11) 3675 8828 Programação


9h - Abertura da Estação
9h30 - Vídeo de abertura, Update de Cosmos - legendado
10h - Bate papo sobre a história de Cosmos e seus quase 30 anos - Surya Bueno
11h - A Ciência de Star Trek - Primeira Parte - Legendado
12h - Intervalo
13h15 - A Ciência de Star Trek - Final - Legendado
14h - De Galileu a Carl Sagan - bate papo com Renato Azevedo e Roberto Fabricio
15h- Fato vs Especulação vs Mito - Roberto Fabricio, Alan Uemura e Renato Azevedo
16h - Ciência no cinema - Vídeos dublados e legendados
17h - Encerramento
Aproveitem esse evento para prestigiar mais marco na nossa história que foi essa minissérie da TV , que pode proporcionar ao pessoal daquela época um universo jamais imaginado...*_*
Não percam!!!!
Valeuuuuu
BY :JULIA