segunda-feira, 22 de junho de 2009

VIDA DE ASTRONAUTA !


Quem nunca viu, em desenhos animados, o astronauta tirar do bolso uma caixinha com pílulas sabor “batata frita” ou “macarrão com queijo” para se alimentar? As refeições espaciais, na verdade, são um pouquinho diferentes, mas igualmente curiosas.

Com o avanço da tecnologia, as naves espaciais ficaram maiores e mais confortáveis. As refeições não poderiam ficar de fora e também melhoraram na órbita terrestre. Atualmente, para diminuir o peso e manter os alimentos conservados, a comida não é mais processada, e, sim, desidratada ainda em solo, no pré-voo. Dentro da nave, antes de cada refeição, o astronauta tem de reidratar o alimento, ou seja: colocar água. Já para aquecê-la, a tripulação utiliza um aparelho de micro-ondas.

O fato é que a tripulação espacial precisa estar em forma e com boa saúde e é por isso que os cientistas ficam de olho nas atividades diárias do astronauta. Afinal, é importante para o sucesso da missão o bem-estar dos tripulantes. Que eles fiquem bem nutridos e hidratados!
O que você levaria para o espaço?

BY :JULIA
valeuuu gente!!!


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Onde está o Cometa Halley?

O Halley é um cometa famoso que "visita a Terra" a cada 75 ou 76 anos, quando atinge o ponto mais próximo do Sol - o periélio. Sua última aparição foi em 1986. Por alguns dias, ele ficou (mais ou menos...) visível até mesmo a olho nu. Ao se afastar da Terra, o cometa seguiu em sua órbita elíptica.Segundo cálculos da Nasa, ele está hoje a 4,7 bilhões de km do Sol. Isso é quase 31 vezes a distância entre a Terra e nossa estrela mãe. E ele segue se afastando. Estima-se que o Halley irá atingir o ponto mais distante do Sol - o chamado afélio - no final de 2023. Nesse ano, o cometa estará a 5,3 bilhões de km do Sol, e, então, irá iniciar seu caminho de volta. Somente em 2061 é que deve acontecer a próxima "visita" do Halley - o ano em que ele atinge o periélio novamente. Ainda é cedo para cravar em qual época de 2061 ele estará mais perto da Terra. Mas a Nasa estima que será no mês de junho.

Imagine que este ano é o ano de 2061 o que você faria quando o cometa Halley estivesse passando? Faria um pedido? rsrsrsr...,..
deixe sua resposta:

BY: JULIA
valeuuuuuu!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O fim do mundo?

Para começar,todos nós sabemos que o universo teve um início,como foi proposto pelo Físico ucraniano Gamow com o Big Bang. Então a lógica afirmaria que o universo é finito,pois tudo que tem um começo,tem um fim.Correto? Infelizmente,a cosmologia não é tão simples assim. A questão,que primeiramente deve ser esclarecida, diz a respeito se o universo está ou não em expansão, e se a matéria existente é suficiente para conter essa expansão ou se isso continuará indefinidamente. Sabemos também,que as estrelas quando morrem,retornam seus elementos através de supernovas(Algumas estrelas),com isto,a matéria parece que nunca acabará. Ele só terá o seu fim(morte),caso a matéria existente seja suficiente para que a força gravitacional supere a força de expansão,com isso o universo ficaria muito denso, a temperatura aumentaria de tal forma que as ligações moleculares,atômicas se romperiam e voltariamos a ter a espuma quântica,selando o fim do universo.
Supondo que o mundo acabe amanhã qual seria a ultima coisa que faria ou gostaria de fazer para salvar a humanidade?
deixe sua opinião:
BY: JULIA

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Poeira das galáxias esconde nascimento de estrelas


Algumas das mais poderosas explosões no universo são invisíveis, mas os astrônomos são incansáveis. Por monitoramento de raios-X e raios gama, eles são capazes de ver o que está acontecendo no espaço. Esta semana, um grupo de cientistas afirmou que um certo tipo de explosão de raios gama, a mais enérgica das explosões no Universo, pode acender áreas de galáxias revelando intensa formação e morte de estrelas.
Um levantamento das chamadas rajadas escuras de raios gama, que mostram apenas uma centelha de luz visível, considerou que elas podem lançar luz sobre os cantos empoeirados de galáxias onde as estrelas estão nascendo.

As conclusões foram anunciadas na última quarta-feira na 214ª reunião da American Astronomical Society.
A formação estelar ocorre quando uma estrela mais massiva envelhece e explode criando densas nuvens de poeira e lançando elementos recém-criados para o meio interestelar. Este processo inicia a formação da segunda geração de estrelas.

Os resultados sugerem que as rajadas de raios gama podem ser capazes de ajudar a monitorar a taxa na qual as estrelas formam-se e morrem em distantes galáxias, e confirmar as estimativas anteriores de que "25% das vezes em que estrelas massivas se formam é em locais repletos de poeira de estrelas", disse Perley. "A poeira se forma provavelmente nas nuvens ao redor de estrelas em formação", acrescentou.
O estudo indica que pode haver muito mais poeira do que se suspeitava e que os "raios gama escuros poderiam fornecer uma maneira de descobrir a quantidade de formações estelares que estão acontecendo no universo", disse Perley.



BY:JULIA
valeuuuu gente!!!
comentem

quarta-feira, 10 de junho de 2009

RELIGIÃO X CIÊNCIA

X


Assunto delicado pois é relativo a Fé das pessoas a crença de cada um.
Então vamos começar o debate:

*A astronomia é uma ciência!
Ao contrário, por exemplo, da astrologia que é baseada num conjunto de pressupostos de fé que nada têm a ver com os resultados apresentados por estudos.
Ciência não é religião.
A Ciência não tem respostas; tem perguntas para as quais BUSCA respostas.
Surgimento do universo: Big-Bang
Filmes:"O código da Vinci" e " Anjos e Demonios"
*A religião impõe conceitos e faz com que seu seguidor acredite absolutamente naquilo.
A religião acredita em um único"Deus" e seus apóstolos.Esse "Deus" que cria universo, tem poder sobre os Humanos. E não aceita ipoteses cientificas.
Surgimento do Universo: Deus (Adão e Eva).
Filmes:"Paixão de Cristo"
By:JÚLIA
Valeuuuu!!
Deixe sua opinião:


terça-feira, 9 de junho de 2009

Por que a Lua não cai?

Bom... essa pergunta pode parecer muito obvia e até mesmo sem sentido algum, mas vamos tentar compreender melhor essa questão bem curiosa?!A Lua descreve órbita circular em volta da Terra.Existe uma aceleração centrípeta que sempre esta apontada para o centro da Terra, por causa da força de atração gravitacional. A direção da velocidade muda continuamente por ação dessa força, mantendo-se à órbita circular. Se essa velocidade não ocorresse, ela cairia verticalmente, com a mesma aceleração dirigida para o centro da Terra. Assim podemos dizer que a Lua está caindo: o modo de ela cair é a órbita circular. É semelhante a uma pedra que jogamos horizontalmente, com grande velocidade: ela vai cair longe, se a velocidade fosse suficiente, entraria em órbita.
É isso aí, tentei explicar resumidamente sobre esse assunto e espero ter ajudado. vlw
BY: MARIANA
fonte: ciência à mão

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Plutão

Plutão:
É um planeta anão e um plutóide do Sistema Solar, localizado numa região conhecida como cinturão de Kuiper. Sua órbita, excêntrica, é fortemente inclinada em relação aos planetas. Dos 248 anos que demora a para fazer a translação em volta do Sol, Plutão passa 20 anos mais perto do sol do que Netuno; no restante da órbita, permanece além de Netuno.
Até 2006, Plutão era contado como um planeta principal; mas a descoberta de vários corpos celestes de tamanho comparável e até mesmo a de um outro objeto maior no Cinturão de Kuiper fez com que a UAI, em 24 de agosto, durante uma conferência da organização, decidisse considerá-lo como um "planeta-anão", juntamente com Éris e Ceres (este último localizado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter). Em setembro de 2006, a UAI atribuiu a Plutão o número 1340340 no catálogo de planetas menores, de modo a refletir a sua nova condição de planeta anão.

para mais informações:http://pt.wikipedia.org/wiki/Plut%C3%A3o
Gabii

sábado, 6 de junho de 2009

Foguete OBFOG -IEMANO

Bom em um post anterior falei da OBFOG III (Olimpíada Brasileira de foguetes);eu estudo na escola IEMANO em Diadema. Eu e mais um grupo de alunos do 3°médio unimos ideias para montar um foguete e competir na Olimpíada. Mal sabíamos que seria tão divertido e trabalhoso.O nosso foguete alcançou 52 metros resultado muito gratificante pois é a primeira vez que participamos.

Então darei algumas dicas de como montar o seu foguete:

Primeiro faça a parte pratica ;pense como irá fazer a base e use sua criatividade.

No nosso caso utilizamos a base de um "foguete de água"vedando todas as passagens possíveis de ar, e para nossa segurança instalamos uma torneira que em caso de emergência abrimos-a pra liberar todo o gás produzido. Aerodinâmica é muito importante .Pesquise qual é a melhor forma para elaborar o formato do seu foguete .Com isso ele pode ir mais longe do que você espera. Combustível .Tome cuidado não é permitido combustão e nem agua e ar comprimido.Pesquise ou pergunte para sua professor (a) de Química que te aconselhe qual é a melhor formula e substancias exatas para produzir gás suficiente para dar propulsão ao foguete.

Segundo passo :O Relatório

Coloque a historia do Foguete; Explique detalhadamente a construção do seu foguete e a função de cada parte. Aplique teorias; Ilustre com fotos de sua equipe fazendo o foguete. Grave todos os testes e o lançamento final .Calcule a distancia atingida e a altura, quantos kilometros por hora atingiu o seu foguete . Introdução-Desenvolvimento-Conclusão-Bibliografia

Não se esqueça de colocar na conclusão do seu grupo o que vocês aprenderam durante essa fantástica experiência.

Este video logo em cima é o Rocket do meu grupo. Espero ter ajudado quem quer fazer um foguete, pois essas foram as tecnicas utilizadas pelo meu grupo.

Valeuuu gente

By:JULIA

terça-feira, 2 de junho de 2009

VIDA INTELIGENTE EM OUTROS PLANETAS?



Será que existe vida em outros planetas?E isso é uma questão bem complicada , mas imagina só ;cada vez mais descobrimos planetas na nossa galáxia ,quantos devem existir? e nós mal sabemos talvez esses planetas possam ter vidas! e quantas galáxias podem existir? .Só de pensar que não somos únicos nos da uma certa curiosidade.
A invasão começou décadas atrás e rapidamente transformou o mundo do entretenimento. Extraterrestres famosos como os Jedis, o Alien ou o E.T. ganharam notoriedade e foram parar nos grupos de discussão de astronomia de todo o mundo. As especulações sobre a possibilidade de vida em outros planetas despertam interesse de jovens e adultos e crescem de acordo com as descobertas científicas. Mas qual é a definição de vida?
Por isso, a ideia de que o sol estaria sozinho não é mais verdadeira. Essa descoberta é interessante porque, provavelmente, existem mais planetas do que os astrónomos observam atualmente. “A nossa tecnologia está caminhado. Já conseguimos ver alguns. Certamente existem vários outros sistemas e planetas pequenininhos”, explica Guedes. E continua. “Hoje só conseguimos observar planetas muito grandes, da ordem cinco vezes maior que a Terra e que estejam muito próximos de sua estrela. Isso é uma configuração bastante diferente do nosso sistema solar porque só temos um planeta grandão, que é Júpiter, afastado de sua estrela. Se nós estivéssemos em uma estrela próxima olhando para o sol não veríamos os planetas do sistema solar”.
Já os que acreditam, o fazem basicamente por uma questão estatística. Na nossa galáxia, calculamos mais ou menos cerca de 400 bilhões de estrelas. Se algumas tiverem planetas será que não existiu vida em nenhum outro lugar senão aqui? O cientista Marcelo Gleiser recorre a outro importante físico, Carl Sagan, para aumentar a polêmica: “a ausência de evidência não implica na evidência de ausência”.

DEIXE SUA OPINIÃO E COMENTE
para mais informações:http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especiais-10b.asp
valeuuuu gente!!!!
By :JULIA

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vênus



Vénus É o planeta mais próximo da Terra.Alguns chamam-no de nossa «irmã gémea», porque é quase do mesmo tamanho e é feito do mesmo tipo de rochas e metais que a Terra.Mas não serve de casa para os humanos. A luz do Sol é reflectida pelas espessas nuvens de Vénus. È por isso que muitas vezes Vénus parece uma estrela grande e brilhante no nosso céu.Em Vénus os dias duram 243 dias terrestres. Então um dia em Vénus é maior do que um ano na Terra.
BY:julia
Valeuuu!!