quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Olhos no céu O_o : chuva de meteoros é destaque durante a madrugadaaaa

Todos os anos, por volta dos dias 11 e 12 agosto, as madrugadas frias e limpas do hemisfério Sul ganham um toque bastante especial e durante algumas horas ficam ainda mais salpicadas de estrelas. O motivo é o pico da chuva de meteoros Perseídea, encarregada de lançar sobre a atmosfera da Terra até 80 estrelas cadentes por hora.


Normalmente, as chuvas meteóricas têm como causa os fragmentos de matéria deixada para trás por algum cometa ou asteroide. Quando os cometas se aproximam do Sol algumas partes derretem e se rompem, produzindo milhões de fragmentos de gelo e poeira que formam uma grande trilha. Esses fragmentos, em sua maioria do tamanho de um grão de arroz, queimam ao penetrar em nossa atmosfera, produzindo os riscos luminosos característicos das chuvas de meteoros.



Como informado, o pico da chuva de meteoros aconteceu nas madrugadas dos dias 11 e 12 agosto e para vê-la basta ter um céu bastante limpo. Como a Perseídea acontece na constelação de Perseu, é fundamental que as estrelas da constelação estejam no céu para que a chuva possa ser vista. Isso aconteceu por volta das 03h30, ligeiramente à direita do quadrante norte, quando Perseu já estará a 10 graus acima do horizonte.

A melhor maneira para ver a Perseídea é se dirigir a um local bastante escuro, sentar confortavelmente em uma cadeira reclinável e admirar o céu relaxadamente. Como as noites estão mais frias, é sempre bom ter à mão um cobertor e uma garrafa de café ou chocolate quente. Os meteoros devem aparecer em qualquer local do céu, mas as trilhas deixadas por eles vão sempre apontar para Perseu.
É isso. Reze para São Pedro dar uma mãozinha e tome um café bem forte para o sono não chegar antes da hora.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Palestra no IEMANO



Nesta sexta feira (7), o Professor Kluiber deu uma palestra no Colégio Iemano (Instituto Educacional Manoel da Nóbrega ) para alunos e convidados. Ele falou dos projetos em que trabalha e as competições de que participa, e sobre elas afirma: "É importante sabermos trabalhar em grupo...não só nesses eventos, mas na vida também".

Para a educação do aluno de Ensino Médio, Kluiber diz que é necessário ensinar como em um time, "todo bom administrador precisa ser um professor, para conseguir um time que coopera" afirma,"os professores representam uma ferramenta, cujo trabalho é ensinar aos alunos como estudar, onde procurar e o que é valido..." conclui.

"Esses eventos europeus, essas competições, em sua maioria, exigem conhecimentos na área das ciências (física, química e biologia), pois há um 'vazio' nessa área, não existem profissionais..." justifica o Professor.

O IEMANO está participando do ESI Exhibition em Portugal (que acontecerá em dezembro deste ano) com o projeto do aluno Giovanni Vieira. Professor Kluiber aproveitou para convidar a nossa escola a participar do QUANTA ( que acontecerá em novembro deste ano).

Até mais!




quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Baile Tangará



Nesta quinta (06), o Professor Kluiber aproveitou a noite agradável de Diadema para participar do "Baile Tangará" na Chácara 3 Irmãos ( que ocorre todas as quintas-feiras a partir das 19:00) onde foi muito bem recepcionado pelos presentes.

A Banda "Corpo e Alma" incluiu em seu repertório a Polka (música tradicional Tcheca), homenageando o Professor Kluiber, que deu um show de dança no salão!!


Fiquem ligados!!! teremos mais informações sobre o PROJETO e o professor (tcheco) Zdenek Kluiber no BRASIL!!!

Até mais....




On this Thursday (06), Professor Kluiber took a pleasant and warm night to go to "Baile Tangará", which happens in Chácara 3 Irmãos (every Thursday, from 7 p.m. until 11:30 p.m.), and everybody enjoyed his presence there!

Because of him, the "Corpo e Alma" band also played Polka (a tradicional Czech rhythm), and he made a splash!!!


Stay here! Soon we’ll tell you more about the project and professor Kluiber’s stay!

C ya! :D

Falando um pouco de história...



Nós aproveitamos a tarde agradável do dia 06 para entrevistar o Professor Kluiber, mas desta vez fomos mais a fundo ....

O Professor Kluiber sempre viveu na República Theca, palco de vários acontecimentos históricos, aguçando assim a nossa curiosidade. =D
Correspondente: Bárbara de Oliveira
Jornal Lingua Franca-Como o senhor "sentiu" a Primavera de Praga?
Kluiber- Aconteceu em 1968. Eu estava com apenas 18 anos. Foi antes do 'maturity test' (semelhante ao nosso vestibular) para física e matemática. Antes de tudo, nossa liberdade era muito limitada, mas a partir daquele momento, se iniciaria um período de maior liberdade. Aconteceu nos primeiros meses de férias, na manhã de 20 de agosto. As tropas russas invadiram Praga. Muitas pessoas eram contra a presença russa. A Tchecoslováquia estava estagnada, mas a partir de janeiro de 1969 iniciou-se o processo de abertura comercial.
-A pessoas querem esquecer, e olhar para o futuro. Para os jovens, é só uma página num livro. A maioria quando perguntada sobre o assunto responde: "Sorry, I don't know."
LF- Qual sua opinião sobre o jovem Jan Palach ¹?
Kluiber- Aconteceu em 16 de janeiro de 1969. Foi um protesto dos jovens contra a perda das liberdades. Palach era aluno da Faculdade de Filosofia, e não foi o único. Eu não estava presente, por causa dos meus testes, mas não foi algo bom.
LF- O que mudou na sua vida depois da Queda do Muro de Berlim?
Kluiber- Aconteceu em setembro, outubro e novembro de 1989, um mês antes da Revolução de Veludo. Eram necessárias mudanças.
LF- Perguntei sobre a Guerra Fria, mas seu único comentário foi relacionado as tecnologias: a tecnologia norte-americana (com relação as armas) era muito superior a russa. Em seguida ele falou um pouco sobre a Revolução de Veludo.
Kluiber- Aconteceu em 1969. Eu só visitei o leste duas vezes por causa de conferências de música. Nesse período se discutia muito sobre a abertura política. A Revolução de Veludo foi o primeiro passo da Rep. Tcheca em direção a democracia. Aliás, um grande passo. Durante o período, o presidente assinava uma nova lei a cada três dias, só para tentar normalizar a situação!
LF-Perguntei também como foi criar os filhos durante esse período.
Kluiber-As crianças (ele tem dois filhos) eram muito pequenas, não entendiam o que estava acontencendo. Tenho uma história. Durante o natal, as crianças normalmente aprendiam na escola a cantar músicas natalinas. Durante a véspera de um deles, eu perguntei aos meus filhos o que eles tinham aprendido na escola, e eles começaram a cantar o hino comunista!
¹ A invasão à República Checa liderada pela União Soviética em agosto de 1968 tinha a pretensão de esmagar as reformas liberalistas do governo de Alexander Dubček na Primavera de Praga. Jan Palach morreu após atear fogo em si próprio na avenida Wenceslas, na cidade de Praga, no dia 16 de janeiro de 1969. Ele tinha 20 anos de idade.
O funeral de Jan Palach transformou-se em um grande protesto contra a ocupação, e um mês depois (em
25 de fevereiro de 1969) um outro estudante, Jan Zajíc, também ateou fogo a si próprio e queimou até a morte no mesmo local, seguido ainda por Evžen Plocek, em abril do mesmo ano, na cidade de Jihlava.


Fiquem ligados!!! teremos mais informações sobre o PROJETO e o professor (tcheco) Zdenek Kluiber no BRASIL!!!
Até mais....

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Palestra Professor Zdenek Kluiber

"Life is about comunication", disse o Prof.Kluiber


Professor Kluiber e alunos do curso de Pedagogia da FAD
Professor Kluiber and Pedagogy Students from FAD

No dia 5,a nossa Equipe de Comunicação (Press Team) assistiu a palestra do Professor Zdenek Kluiber,na FAD (Faculdade de Diadema), sobre projetos que desenvolveu em seu país (República Tcheca) em parceria com outros países.

Sr. Kluiber e o Professor Ozimar Pereira falaram de suas perspectivas do Projeto Brazil Czech Republic Connection 2009, que contará com a participação de escolas particulares e públicas do ABC Paulista!!!

A palestra foi traduzida pelo Professor de inglês do curso de Letras da FAD, Tony Silva.

"O que o aluno precisa é de motivação ,para aprender e desenvolver esse conhecimento.Passar do abstrato para o concreto." Afirmou Iolanda Bezerra Coordenadora do curso de Letras e professora de Língua Portuguesa da FAD.


Fiquem ligados!!! teremos mais informações sobre o PROJETO e o professor (tcheco) Zdenek Kluiber no BRASIL!!!


Até mais......




"Life is about comunication", said Professor Kluiber


(Esq.p/Dir.) Professor Kluiber, Professor Ozimar e Professor Tony Silva
(From left to right) Professor Kluiber, Teacher Ozimar and Professor Tony Silva

On August, 5th, the Press Team watched Professor Zdenek Kluiber’s lecture, at FAD (Diadema Faculty), about his work.

Mr. Kluiber and Ozimar Pereira talked about theirs expectations for the project Brazil – Czech Republic Education Connection 2009, which will have the participation of private and public schools from ABC Paulista!!!

The lecture was translated by Tony Silva, professor of English in FAD.

“What the student needs is motivation, to learn and develop this knowledge. To go from abstract to real.” said Iolanda Bezerra, coordinator and professor of Portuguese in FAD.


Stay here! Soon we’ll tell you more about the project and professor Kluiber’s stay!


C ya! :D

Entrevista Professor Kluiber















Hoje, o Press Team teve a maravilhosa oportunidade de entrevistar o professor tcheco
Zdenek Kluiber , que com toda a sua simplicidade e carisma nos recebeu no Hotel em que está hospedado. Com certeza foi uma manhã muito agradável.

Jornal Lingua Franca– Por que escolheu o Brasil para implantar esse projeto?
Professor Kluiber– Em primeiro lugar, escolhi por causa do meu fantástico amigo Ozimar. Trabalhamos juntos a mais de 10 anos. E em segundo lugar, porque acredito na cooperação entre Diadema e Hradec Kralove, e na relação prefeito-prefeito.
LF – O que o senhor achou do encontro com o prefeito?
Kluiber – Agradável, mesmo que em uma sala com doze pessoas houvesse onze brasileiros e só um tcheco: eu! (risos)
LF – Quando seus alunos vierem para o Brasil, qual o primeiro lugar que o senhor indicará para eles visitarem?
Kluiber – Eu gostei muito daqui. Diria para eles visitarem São Paulo, Diadema e todo o resto do país! (risos)
LF – Agora o contrário: quando nós formos para lá, qual o lugar que não poderemos deixar de ir?
Kluiber – Praga, Hradec Kralove (sua cidade), Karlovy Vari, a ponte de Charles ¹ e o castelo de Praga ². Mocinha, a distância de Praga até Karlovy Vari é aproximadamente 120 km, de Hradec Kralove até Praga é 100 km...meu país tem 700 km em sua maior extensão e uma população de 10 milhões de habitantes...São Paulo tem 10 milhões de habitantes! Meu país é muito pequeno! (risos)
LF – Por que o senhor escolheu física como profissão?
Kluiber – Eu gosto de física. Eu sou apaixonado por música, e meu professor era físico. Ao contrário da maioria, a música me levou à física! (risos)
LF – Qual foi o momento mais marcante na sua vida?
Kluiber (Pausa) Quando eu estava indo para o hospital ver o nascimento do meu primeiro filho.
LF – Qual o lugar que você mais gostou de visitar?
Kluiber – O laboratório de lasers em São Carlos (USP) e a EMBRAER em São José dos Campos.
LF – O que faz para relaxar?
Kluiber – Mocinha, olhe isto... (ele pegou seu currículo, que estava na minha mão, e me mostrou seus atuais empregos).
LF – É assim que o senhor relaxa? (risos)
Kluiber – Sim! (risos)
LF– Qual sua comida preferida?
Kluiber – Todas! (risos) Mas gosto principalmente do tradicional tcheco: porco, cerveja, repolho (referência ao chucrute) e knedlík (tradicional bolo de farinha).


¹ A Ponte de Charles é uma típica ponte gótica de pedras que conecta a Cidade Velha com Malá Strana. Na verdade, foi chamada de Ponte de Pedra (Kamenný most) durante os primeiros séculos. Sua construção foi bancada pelo rei tcheco e o imperador romano Charles IV e começou em 1357.
² O castelo de Praga é o maior castelo medieval na Europa e foi o antigo lar dos reis tchecos durantes anos. É a mais importante atração turística da cidade. Inúmeras guerras e incêndios ( e subsequentes renovações), acompanhados pelas mudanças políticas, criaram uma intrigante mistura de palácios, igrejas e fortalezas.


Fiquem ligados!!! teremos mais informações sobre o PROJETO e o professor (tcheco) Zdenek Kluiber no BRASIL!!!
Até mais......



Interviewing Professor Kluiber

Today, Press Team had a wonderful chance to interview the Czech Professor, Zdenek Kluiber, who received us at his hotel with all his simplicity and charisma. Surely it was such a pleasant morning!

Ligua Franca Newspaper – Why have you chosen Brazil to make your project happen?
Professor Kluiber – First of all, I’ve chosen Brazil because of my fantastic friend Ozimar. We’ve been working together for more than 10 years. Then, I do believe Diadema and Hradec Kralove can cooperate with each other, and the link between the mayors.
LF – What do you make of the meeting with our mayor?
Kluiber – It was pleasant, even having 12 people in a room, 11 are Brazilian and only one is Czech: me! (laugh)
LF– When your students come to Brazil, what place will you tell them to visit first?
Kluiber – I really liked here. I’d tell them to visit São Paulo, Diadema and all the other cities in Brazil! (laugh)
LF – Now the opposite: when we go there, what place we should go first?
Kluiber – Prague, Hradec Kralove (the city where he lives), Karlovy Vari, Charles Bridge ¹ and Prague Castle ². Young lady, the distance between Prague and Karlovy Vari is about 120 km, from Hradec Kralove to Prague is 100 km…than bigger distance between the borders of Czech Republic is 700 km, and we only have 10 million inhabitants…São Paulo has 10 million inhabitants! My country is very small! (laugh)
LF – Why have you chosen physics as o job?
Kluiber – I like physics. I’ve always been in love with music. Unlike the others, music took me to physics! (laugh)
LF – What was the most important moment in your life?
Kluiber(Pause) In the way to hospital, when my first son was being born.
LF – What was the place you enjoyed the most?
Kluiber – The Lasers Lab in São Carlos (USP) and EMBRAER in São José dos Campos.
LF– What do you do to relax?
Kluiber – Young lady, look at this…(he took his resume from my hands and showed me his present jobs).
LF– Is this you way to relax? (laugh)
Kluiber – Yes! (laugh)

Stay here! Soon we’ll tell you more about the project and professor Kluiber’s stay!
C ya! :D



PRESS TEAM!!! o//

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Encontro no Gabinete do Prefeito

Mesmo que o objetivo do blog seja ASTRONOMIA......

Eu (Julia) , Bárbara e Marina fomos convidadas pelo nosso professor de Física Ozimar Pereira juntamente com o professor tcheco Zdenek Kluiber para cobrir um projeto – Brazil Czech Republic Connection 2009 - que visa um intercâmbio estudantil , onde 25 alunos do ABC paulista e 25 alunos da cidade de Hradec Kralove (República Tcheca),todos do ensino médio, desenvolverão estudos.

Nós, Equipe de Comunicação (Press Team), estivemos presente nesta tarde , dia 03, com os professores Ozimar Pereira e Zdenek Kluibeir que apresentaram o projeto ao nosso Prefeito do Município de Diadema Mário Reali e a Secretaria de Educação, que demonstraram grande interesse no projeto. “Precisamos acreditar nos jovens que não demonstram conhecimento por falta de atividades desafiadoras...”afirma professor Ozimar a respeito de um dos objetivos deste empreendimento.
Fiquem ligados!!! teremos mais informações sobre o PROJETO e o professor (tcheco) Zdenek Kluiber no BRASIL!!!
Até mais......
Although this is an astronomy blog…
Barbara, Marina and I were invited by our physics teacher Ozimar Pereira and mister Zdenek Kuibler, a Czech professor, to be part of their project – Brazil Czech Republic Connection 2009 – that will promote student interchange between 25 students from ABC Paulista and 25 students from Hradec Kralove (a Czech city), all of them from the high school, that will develop researches.
This afternoon, we all had a meeting with Diadema’s mayor, Mario Reali, and the Education Secretary to introduce project. Looks like they liked the whole idea!
“We need to believe the young. They do not show the knowledge they have because of the lack of challenging activities…” says teacher Pereira about the purposes of the project
.
Stay here! Soon we’ll tell you more about the project and professor Kluiber’s stay!
C ya! :DCor do texto

Fotos :
Sr.Kluiber apresenta um de seus 24 livros publicados a Mário Reali.
Mr.Kluiber introduces one of his 24 published books to Mario Reali.
Professor Kluiber presenteia o Prefeito com uma garrafa de Becherovka, um famoso licor de ervas meio amargo e meio doce, adorado como lembrança pelos turistas que visitam a República Tcheca.
Professor Kluiber gives the Mayor a Becherovka bottle as a gift. It's a famous liquor, a little bitter, and a little sweet, made with herbs. Tourists love to get this as a souvenir.
Apresentação do Projeto
Introducing the project...

(Esq.p/Dir.) Professor Ozimar Pereira, Secretária da Educação e sua assessora, e Professor Zdenek Kluiber.
(From left to right) Teacher Ozimar Pereira, Education Secretary and her advisor, and Professor Zdenek Kluiber.
(Esq.p/Dir.) Professor Ozimar Pereira, Prefeito Mário Reali, Secretária da Educação e Professor Kluiber.
(From left to right) Teacher Ozimar Pereira, the Mayor, Mario Reali, the Education Secretary and Professor Kluiber.

Agradecimentos após a reunião.
Thanks after the meeting.

Press Team!!! o//