
segunda-feira, 22 de junho de 2009
VIDA DE ASTRONAUTA !

sexta-feira, 19 de junho de 2009
Onde está o Cometa Halley?
O Halley é um cometa famoso que "visita a Terra" a cada 75 ou 76 anos, quando atinge o ponto mais próximo do Sol - o periélio. Sua última aparição foi em 1986. Por alguns dias, ele ficou (mais ou menos...) visível até mesmo a olho nu. Ao se afastar da Terra, o cometa seguiu em sua órbita elíptica.Segundo cálculos da Nasa, ele está hoje a 4,7 bilhões de km do Sol. Isso é quase 31 vezes a distância entre a Terra e nossa estrela mãe. E ele segue se afastando. Estima-se que o Halley irá atingir o ponto mais distante do Sol - o chamado afélio - no final de 2023. Nesse ano, o cometa estará a 5,3 bilhões de km do Sol, e, então, irá iniciar seu caminho de volta. Somente em 2061 é que deve acontecer a próxima "visita" do Halley - o ano em que ele atinge o periélio novamente. Ainda é cedo para cravar em qual época de 2061 ele estará mais perto da Terra. Mas a Nasa estima que será no mês de junho.quarta-feira, 17 de junho de 2009
O fim do mundo?
Para começar,todos nós sabemos que o universo teve um início,como foi proposto pelo Físico ucraniano Gamow com o Big Bang. Então a lógica afirmaria que o universo é finito,pois tudo que tem um começo,tem um fim.Correto? Infelizmente,a cosmologia não é tão simples assim. A questão,que primeiramente deve ser esclarecida, diz a respeito se o universo está ou não em expansão, e se a matéria existente é suficiente para conter essa expansão ou se isso continuará indefinidamente. Sabemos também,que as estrelas quando morrem,retornam seus elementos através de supernovas(Algumas estrelas),com isto,a matéria parece que nunca acabará. Ele só terá o seu fim(morte),caso a matéria existente seja suficiente para que a força gravitacional supere a força de expansão,com isso o universo ficaria muito denso, a temperatura aumentaria de tal forma que as ligações moleculares,atômicas se romperiam e voltariamos a ter a espuma quântica,selando o fim do universo.Supondo que o mundo acabe amanhã qual seria a ultima coisa que faria ou gostaria de fazer para salvar a humanidade?
deixe sua opinião:
BY: JULIA
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Poeira das galáxias esconde nascimento de estrelas

Um levantamento das chamadas rajadas escuras de raios gama, que mostram apenas uma centelha de luz visível, considerou que elas podem lançar luz sobre os cantos empoeirados de galáxias onde as estrelas estão nascendo.
A formação estelar ocorre quando uma estrela mais massiva envelhece e explode criando densas nuvens de poeira e lançando elementos recém-criados para o meio interestelar. Este processo inicia a formação da segunda geração de estrelas.
O estudo indica que pode haver muito mais poeira do que se suspeitava e que os "raios gama escuros poderiam fornecer uma maneira de descobrir a quantidade de formações estelares que estão acontecendo no universo", disse Perley.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
RELIGIÃO X CIÊNCIA
X 
Assunto delicado pois é relativo a Fé das pessoas a crença de cada um.
Então vamos começar o debate:
*A astronomia é uma ciência!
Ao contrário, por exemplo, da astrologia que é baseada num conjunto de pressupostos de fé que nada têm a ver com os resultados apresentados por estudos.
Ciência não é religião.
A Ciência não tem respostas; tem perguntas para as quais BUSCA respostas.
Surgimento do universo: Big-Bang
Filmes:"O código da Vinci" e " Anjos e Demonios"
*A religião impõe conceitos e faz com que seu seguidor acredite absolutamente naquilo.
A religião acredita em um único"Deus" e seus apóstolos.Esse "Deus" que cria universo, tem poder sobre os Humanos. E não aceita ipoteses cientificas.
Surgimento do Universo: Deus (Adão e Eva).
Filmes:"Paixão de Cristo"
By:JÚLIA
Valeuuuu!!
Deixe sua opinião:
terça-feira, 9 de junho de 2009
Por que a Lua não cai?
Bom... essa pergunta pode parecer muito obvia e até mesmo sem sentido algum, mas vamos tentar compreender melhor essa questão bem curiosa?!A Lua descreve órbita circular em volta da Terra.Existe uma aceleração centrípeta que sempre esta apontada para o centro da Terra, por causa da força de atração gravitacional. A direção da velocidade muda continuamente por ação dessa força, mantendo-se à órbita circular. Se essa velocidade não ocorresse, ela cairia verticalmente, com a mesma aceleração dirigida para o centro da Terra. Assim podemos dizer que a Lua está caindo: o modo de ela cair é a órbita circular. É semelhante a uma pedra que jogamos horizontalmente, com grande velocidade: ela vai cair longe, se a velocidade fosse suficiente, entraria em órbita.segunda-feira, 8 de junho de 2009
Plutão
Plutão:sábado, 6 de junho de 2009
Foguete OBFOG -IEMANO
Bom em um post anterior falei da OBFOG III (Olimpíada Brasileira de foguetes);eu estudo na escola IEMANO em Diadema. Eu e mais um grupo de alunos do 3°médio unimos ideias para montar um foguete e competir na Olimpíada. Mal sabíamos que seria tão divertido e trabalhoso.O nosso foguete alcançou 52 metros resultado muito gratificante pois é a primeira vez que participamos.
Então darei algumas dicas de como montar o seu foguete:
Primeiro faça a parte pratica ;pense como irá fazer a base e use sua criatividade.
No nosso caso utilizamos a base de um "foguete de água"vedando todas as passagens possíveis de ar, e para nossa segurança instalamos uma torneira que em caso de emergência abrimos-a pra liberar todo o gás produzido. Aerodinâmica é muito importante .Pesquise qual é a melhor forma para elaborar o formato do seu foguete .Com isso ele pode ir mais longe do que você espera. Combustível .Tome cuidado não é permitido combustão e nem agua e ar comprimido.Pesquise ou pergunte para sua professor (a) de Química que te aconselhe qual é a melhor formula e substancias exatas para produzir gás suficiente para dar propulsão ao foguete.
Segundo passo :O Relatório
Coloque a historia do Foguete; Explique detalhadamente a construção do seu foguete e a função de cada parte. Aplique teorias; Ilustre com fotos de sua equipe fazendo o foguete. Grave todos os testes e o lançamento final .Calcule a distancia atingida e a altura, quantos kilometros por hora atingiu o seu foguete . Introdução-Desenvolvimento-Conclusão-Bibliografia
Não se esqueça de colocar na conclusão do seu grupo o que vocês aprenderam durante essa fantástica experiência.
Este video logo em cima é o Rocket do meu grupo. Espero ter ajudado quem quer fazer um foguete, pois essas foram as tecnicas utilizadas pelo meu grupo.
Valeuuu gente
By:JULIA
terça-feira, 2 de junho de 2009
VIDA INTELIGENTE EM OUTROS PLANETAS?

Será que existe vida em outros planetas?E isso é uma questão bem complicada , mas imagina só ;cada vez mais descobrimos planetas na nossa galáxia ,quantos devem existir? e nós mal sabemos talvez esses planetas possam ter vidas! e quantas galáxias podem existir? .Só de pensar que não somos únicos já nos da uma certa curiosidade.
A invasão começou décadas atrás e rapidamente transformou o mundo do entretenimento. Extraterrestres famosos como os Jedis, o Alien ou o E.T. ganharam notoriedade e foram parar nos grupos de discussão de astronomia de todo o mundo. As especulações sobre a possibilidade de vida em outros planetas despertam interesse de jovens e adultos e crescem de acordo com as descobertas científicas. Mas qual é a definição de vida?
Por isso, a ideia de que o sol estaria sozinho não é mais verdadeira. Essa descoberta é interessante porque, provavelmente, existem mais planetas do que os astrónomos observam atualmente. “A nossa tecnologia está caminhado. Já conseguimos ver alguns. Certamente existem vários outros sistemas e planetas pequenininhos”, explica Guedes. E continua. “Hoje só conseguimos observar planetas muito grandes, da ordem cinco vezes maior que a Terra e que estejam muito próximos de sua estrela. Isso é uma configuração bastante diferente do nosso sistema solar porque só temos um planeta grandão, que é Júpiter, afastado de sua estrela. Se nós estivéssemos em uma estrela próxima olhando para o sol não veríamos os planetas do sistema solar”.
Já os que acreditam, o fazem basicamente por uma questão estatística. Na nossa galáxia, calculamos mais ou menos cerca de 400 bilhões de estrelas. Se algumas tiverem planetas será que não existiu vida em nenhum outro lugar senão aqui? O cientista Marcelo Gleiser recorre a outro importante físico, Carl Sagan, para aumentar a polêmica: “a ausência de evidência não implica na evidência de ausência”.
DEIXE SUA OPINIÃO E COMENTE
para mais informações:http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especiais-10b.asp
valeuuuu gente!!!!
By :JULIA
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Vênus

