segunda-feira, 8 de junho de 2009

Plutão

Plutão:
É um planeta anão e um plutóide do Sistema Solar, localizado numa região conhecida como cinturão de Kuiper. Sua órbita, excêntrica, é fortemente inclinada em relação aos planetas. Dos 248 anos que demora a para fazer a translação em volta do Sol, Plutão passa 20 anos mais perto do sol do que Netuno; no restante da órbita, permanece além de Netuno.
Até 2006, Plutão era contado como um planeta principal; mas a descoberta de vários corpos celestes de tamanho comparável e até mesmo a de um outro objeto maior no Cinturão de Kuiper fez com que a UAI, em 24 de agosto, durante uma conferência da organização, decidisse considerá-lo como um "planeta-anão", juntamente com Éris e Ceres (este último localizado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter). Em setembro de 2006, a UAI atribuiu a Plutão o número 1340340 no catálogo de planetas menores, de modo a refletir a sua nova condição de planeta anão.

para mais informações:http://pt.wikipedia.org/wiki/Plut%C3%A3o
Gabii

2 comentários:

  1. Oooi,
    Eu nunca tive tanto interesse por Astronomia, vou prticipar só pra divulgar ele, se um dia surgir um trabalho de escola eu já sei a fonte !

    beeeijo :*

    ResponderExcluir
  2. HHaa... obrigada pelos elogios fofa....
    seu blog é bem interessante... bom.. vc pediu umas dicas... acho assim.. variar nas postagem.. escrever coisas interessntes e divertidas... algo que vc tem certza de que quem leu vai dizer: poxa muito massa vou voltar mais vezes.... o meu nao tem segredo... postos aquilo que ta acontecendo comigo.. seja besteira ou nao... um tom de humor sempre deixa as coisas mais coloridas... rsrsr...
    acho~que é só.... qualquer coisa.. passa lá que eu vou sempre passar por aqui! bjokas

    ResponderExcluir