segunda-feira, 15 de junho de 2009

Poeira das galáxias esconde nascimento de estrelas


Algumas das mais poderosas explosões no universo são invisíveis, mas os astrônomos são incansáveis. Por monitoramento de raios-X e raios gama, eles são capazes de ver o que está acontecendo no espaço. Esta semana, um grupo de cientistas afirmou que um certo tipo de explosão de raios gama, a mais enérgica das explosões no Universo, pode acender áreas de galáxias revelando intensa formação e morte de estrelas.
Um levantamento das chamadas rajadas escuras de raios gama, que mostram apenas uma centelha de luz visível, considerou que elas podem lançar luz sobre os cantos empoeirados de galáxias onde as estrelas estão nascendo.

As conclusões foram anunciadas na última quarta-feira na 214ª reunião da American Astronomical Society.
A formação estelar ocorre quando uma estrela mais massiva envelhece e explode criando densas nuvens de poeira e lançando elementos recém-criados para o meio interestelar. Este processo inicia a formação da segunda geração de estrelas.

Os resultados sugerem que as rajadas de raios gama podem ser capazes de ajudar a monitorar a taxa na qual as estrelas formam-se e morrem em distantes galáxias, e confirmar as estimativas anteriores de que "25% das vezes em que estrelas massivas se formam é em locais repletos de poeira de estrelas", disse Perley. "A poeira se forma provavelmente nas nuvens ao redor de estrelas em formação", acrescentou.
O estudo indica que pode haver muito mais poeira do que se suspeitava e que os "raios gama escuros poderiam fornecer uma maneira de descobrir a quantidade de formações estelares que estão acontecendo no universo", disse Perley.



BY:JULIA
valeuuuu gente!!!
comentem

4 comentários:

  1. bem interessante! mais estrelas no nosso céu, e na nossa noite!

    ResponderExcluir
  2. Não tem nada mais bonito ...do que um céu estrelado a noite ...aki onde moro sempre as
    noites estão carregadas de estrelas e são
    lindassssssssss!

    ResponderExcluir