quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Falando um pouco de história...



Nós aproveitamos a tarde agradável do dia 06 para entrevistar o Professor Kluiber, mas desta vez fomos mais a fundo ....

O Professor Kluiber sempre viveu na República Theca, palco de vários acontecimentos históricos, aguçando assim a nossa curiosidade. =D
Correspondente: Bárbara de Oliveira
Jornal Lingua Franca-Como o senhor "sentiu" a Primavera de Praga?
Kluiber- Aconteceu em 1968. Eu estava com apenas 18 anos. Foi antes do 'maturity test' (semelhante ao nosso vestibular) para física e matemática. Antes de tudo, nossa liberdade era muito limitada, mas a partir daquele momento, se iniciaria um período de maior liberdade. Aconteceu nos primeiros meses de férias, na manhã de 20 de agosto. As tropas russas invadiram Praga. Muitas pessoas eram contra a presença russa. A Tchecoslováquia estava estagnada, mas a partir de janeiro de 1969 iniciou-se o processo de abertura comercial.
-A pessoas querem esquecer, e olhar para o futuro. Para os jovens, é só uma página num livro. A maioria quando perguntada sobre o assunto responde: "Sorry, I don't know."
LF- Qual sua opinião sobre o jovem Jan Palach ¹?
Kluiber- Aconteceu em 16 de janeiro de 1969. Foi um protesto dos jovens contra a perda das liberdades. Palach era aluno da Faculdade de Filosofia, e não foi o único. Eu não estava presente, por causa dos meus testes, mas não foi algo bom.
LF- O que mudou na sua vida depois da Queda do Muro de Berlim?
Kluiber- Aconteceu em setembro, outubro e novembro de 1989, um mês antes da Revolução de Veludo. Eram necessárias mudanças.
LF- Perguntei sobre a Guerra Fria, mas seu único comentário foi relacionado as tecnologias: a tecnologia norte-americana (com relação as armas) era muito superior a russa. Em seguida ele falou um pouco sobre a Revolução de Veludo.
Kluiber- Aconteceu em 1969. Eu só visitei o leste duas vezes por causa de conferências de música. Nesse período se discutia muito sobre a abertura política. A Revolução de Veludo foi o primeiro passo da Rep. Tcheca em direção a democracia. Aliás, um grande passo. Durante o período, o presidente assinava uma nova lei a cada três dias, só para tentar normalizar a situação!
LF-Perguntei também como foi criar os filhos durante esse período.
Kluiber-As crianças (ele tem dois filhos) eram muito pequenas, não entendiam o que estava acontencendo. Tenho uma história. Durante o natal, as crianças normalmente aprendiam na escola a cantar músicas natalinas. Durante a véspera de um deles, eu perguntei aos meus filhos o que eles tinham aprendido na escola, e eles começaram a cantar o hino comunista!
¹ A invasão à República Checa liderada pela União Soviética em agosto de 1968 tinha a pretensão de esmagar as reformas liberalistas do governo de Alexander Dubček na Primavera de Praga. Jan Palach morreu após atear fogo em si próprio na avenida Wenceslas, na cidade de Praga, no dia 16 de janeiro de 1969. Ele tinha 20 anos de idade.
O funeral de Jan Palach transformou-se em um grande protesto contra a ocupação, e um mês depois (em
25 de fevereiro de 1969) um outro estudante, Jan Zajíc, também ateou fogo a si próprio e queimou até a morte no mesmo local, seguido ainda por Evžen Plocek, em abril do mesmo ano, na cidade de Jihlava.


Fiquem ligados!!! teremos mais informações sobre o PROJETO e o professor (tcheco) Zdenek Kluiber no BRASIL!!!
Até mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário